25 outubro, 2008

Agregados - Família do RAP!

Formado em 1999, o Agregados F.D.R. (ou Agregados Família do Rap) se tornou o mais importante grupo de rap do Rio Grande do Norte e um dos maiores da região Nordeste. Com dois discos lançados, “Agregados Família Do Rap” (2003) e “Sem Fronteiras” (2008), os rappers potiguares consolidaram um público com pessoas de todas as idades e classes sociais, com apresentações tanto em bairros periféricos, quanto em casas noturnas elegantes de Natal e de outras capitais nordestinas. Liderados pelo produtor, DJ e MC Alexandre Taurus, o Agregados tem ainda como integrantes os MCs Paulão e Fábio Mago e o DJ Samir.


Durante esses nove anos de carreira, o grupo realizou vários shows em Natal, Recife, João Pessoa, Fortaleza e São Paulo. Dentre essas apresentações, destacam-se as que abriu os shows de Racionais MCs, Pavilhão 9, O Rappa, Sepultura e MV Bill, todas em Natal. Participou também do espetáculo “Auto de Natal”, dirigido pelo cineasta Moacyr Góes ( diretor dos longas “Dom”, “Trair E Coçar É Só Começar”, “O Homem Que Desafiou O Diabo”), que convidou o Agregados após ouvir seu primeiro álbum.

O reconhecimento do talento e da qualidade do grupo veio através da indicação na categoria Melhor Banda Norte/Nordeste, por duas vezes 2004 e 2008, ao Prêmio Hutúz, maior premiação de Hip Hop da América Latina, que acontece anualmente no Rio de Janeiro e premia os melhores do rap de todo o país. O Agregados também foi selecionado para o Festival Curta Santos, no qual concorreu na categoria Videoclipe Brasilis com o clipe “Orgulho”, dirigido pelo cineasta Fábio DeSilva, ficando entre os quinze melhores de todos os gêneros musicais na 5ª edição do festival realizado na cidade de Santos, litoral paulista.

Em seu estado natal, os moradores da zona leste da capital potiguar foram vencedores do Prêmio Hangar, o mais importante do Rio Grande do Norte, nas categorias Grupo Revelação, Melhor Show (Festival Mada), Melhor CD (“Agregados Família do Rap”), Melhor Música (“Orgulho”) e Melhor Letrista/Compositor (Alexandre Taurus).

A originalidade da obra do Agregados é caracterizada pelas referências à cultura do Nordeste. Em suas músicas, o grupo usa samples dos norte-rio-grandenses Dona Militana, considerada a principal guardiã do romanceiro medieval nordestino, e Chico Antonio, coquista que foi personagem de Mário de Andrade em cinco livros, e Ascenso Ferreira, poeta modernista pernambucano cuja obra integra o acervo da Biblioteca do Congresso norte-americano.

Confirmando o que um dia tão bem escreveu Léon Tolstoi, “Canta tua aldeia e cantarás o mundo”, o Agregados já rompeu as fronteiras da sua aldeia e começa a conquistar terras estrangeiras. A música “Malokerage”, que integra o recém-lançado álbum “Sem Fronteiras”, está sendo executada em rádios de Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.



Do país berço do rap, os artistas potiguares recebem, através da sua página no sítio MySpace, solicitações para receberem as letras traduzidas para o inglês. Isso demonstra que o interesse no grupo não é apenas rítmico, mas também poético.
Esse interesse pela obra do Agregados se dá porque, além de trazer todos os elementos do rap - bases, scratches, samples e beat boxes, etc., também contém o sotaque (leia-se realidade vivida) de quatro jovens e, por tabela, de uma geração, do Nordeste brasileiro. Os temas são tão diversos quanto abrangentes. Contestando com lirismo, os rappers falam sobre pobreza, inveja, egoísmo, maldade, traição, esperança, coragem, auto-estima, família, amizade, lealdade, amor, entre outros temas universais.

Seja bem vindo, você está convidado a ser parte da Família do Rap!

Para ouvir o cd: http://www.4shared.com/file/56777719/2db0f25a/Agregados.html



Contatos:
Terra Vento Produções: (11) 5563-3238/ (11) 9811-1320 - Biba Limeira
e-mail: bibalimeira@hotmail.com/ terraventoproducoes@gmail.com
site: www.myspace.com/agregados

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente me surpreendi com o cd todo!
parabéns ao Agregados Nordeste chegou de verdade!