23 dezembro, 2008

Segunda-feira, RAP?

Porto Alegre, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Isso poderia ser o início de uma carta qualquer, mas não. O centro da capital gaúcha, em um final de tarde quente, quando muitos saiam do trabalho e iam, apressados, direto para suas casas, em busca do merecido descanso diário, tornava-se palco - nem sempre a presença deste se faz necessária - para um evento simples, porém de grande valor.


O projeto Trocando Idéia, do Instituto TrI (www.myspace.com/trocandoideia), comemorava seus dez anos de atividade em prol da Cultura Hip Hop do Estado. Dez anos? Sim, isso mesmo, dez anos. Desde 1998, quando foi realizada a primeira edição, na Casa de Cultura Mário Quintana, com a presença de nomes como Os Gêmeos - ícones do grafitti - o b.boy Bispo e Sueli Chan, o Trocando Idéia vem agregando valores à Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul.
Nessa trajetória de anos, o projeto trouxe à Porto Alegrense importantes da Cultura Hip Hop brasileira e de alguns Países da América Latina como Chile, em 2002, e revelou grandes nomes da cena portoalegrense como La Bella Máfia, D.R.O (Defensores da Rima Ofensiva), Attack Frontal entre outros.


Para comemorar estes dez anos de caminhada, o Instituto TrI levou à Esquina Democrática, conhecido ponto no centro da capital gaúcha, junto com a 457FM, alguns representantes da música RAP portoalegrense. Nego Léo e Torví, apresentadores do programa Saca Só, da rádio 457FM, estavam à frente do evento, fazendo a transmissão ao vivo pela rádio. Folizz AlMahad, representante da EOW Brasil, Dj Lúcio Agacê, Dimi BeatBox, B.i.g, Divox, Tio Will, Speed, Cachola, MC Sirilo e Comando Selva, do Rio de Janeiro, fizeram o que sabiam de melhor, RAP.
O som que emanava das caixas em pleno centro da cidade chamou atenção de muitas pessoas que por ali passavam e, sem dúvida nenhuma assistiram o verdadeiro RAP. E não podia ser diferente, os Mc´s de improviso deram uma amostra do que vem por aí, nas próximas edições do EOW Brasil.


Felizmente, contrariando todas as expectativas negativas que assolam os eventos de Hip Hop, o aniversário de dez anos do Trocando Idéia foi bem aceito pelo público, tanto do Hip Hop quanto dos curiosos que ali pararam na tentativa de saber o que acontecia ou então para conhecer o que realmente é o RAP.
Que outros eventos dessa linha surjam e coloquem o RAP no lugar de onde ele veio, as RUAS. Festas são legais, todos gostamos, mas cultura vai bem mais além.


Ícaro Santos(icaroesantos@gmail.com)

Nenhum comentário: